
A troca de óleo de câmbio é um assunto que gera dúvidas, e até polêmica, mas para quem gosta de cuidar do carro, já é quase unânime a opinião sobre a troca de óleo: é necessário fazê-la.
Alguns fabricantes de automóveis sugerem que o óleo dure por toda a existência do automóvel, mas alguns fatores como o trânsito pesado, as altas temperaturas ou o uso severo do carro, em altos regimes de rotações, contribuem bastante com o desgaste do óleo, fazendo-se necessária a troca. Durante todo o tempo de uso do fluido, a tendência é que ele perca a viscosidade, tanto pelo uso, quanto pela contaminação. Ao trocar-se o óleo do câmbio de um carro, quase sempre notam-se bolhas ou espumas, que significam ar no sistema, o que prejudica o funcionamento do conjunto, tanto em rapidez, quanto na durabilidade da transmissão.
A troca de óleo de transmissão é recomendada a cada 60 mil km, dependendo do veículo, e devido ao alto intervalo entre as trocas, pode ser considerada uma das trocas de óleo mais baratas em um carro, já que seu custo por quilômetro rodado é baixíssimo. Para os câmbios de dupla embreagem, conhecidos como automatizados, também é de grande importância realizar esta manutenção, bem como aqueles automatizados de embreagem simples e também os câmbios CVT.
É importante que a troca de óleo de câmbio seja feita retirando 100% do óleo velho, para que não se misture com o novo, e nem guarde impurezas no sistema. Na DiaOil, você realiza a troca de óleo de câmbio em sua totalidade, com os melhores fluidos do mercado e a garantia de profissionais capacitados trabalhando na manutenção do seu veículo.