A regra geral é que o ar–condicionado do seu veículo precisa ser desgaseificado a cada dois anos. A razão para isso é porque estima-se que seu carro permeie entre 10-15% da gasolina do sistema a cada ano; e isso antes mesmo de você usá-lo!
Para diagnosticar o problema, é necessário utilizar uma máquina de reciclagem de ar e também uma lâmpada ultra-violeta, capaz localizar o contraste adicionado junto à carga de gás. A assistência técnica adequada, com aparelhos específicos e mão-de obra especializada, representa custo para o consumidor.
O reparo pode incluir troca de peças e desmontagem de componentes. Desse modo, o valor varia bastante dependendo do modelo do carro e do local por onde o gás estiver vazando.
ALGUNS CUIDADOS!
Ligue o Ar-Condicionado Frequentemente
Assim como o carro que, para manter em dia e em bom funcionamento, é necessário mantê-lo sempre ativo e nunca parado, o ar-condicionado dentro do seu veículo também necessita estar circulando regularmente. É recomendado que o motorista ligue o ar-condicionado pelo menos 10 minutos por semana, mesmo em dias frios.
Faça a Higienização do Aparelho com Ozônio
Para que o ar-condicionado esteja sempre com uma boa ventilação dentro do ambiente do veículo, é recomendado que ocorra a higienização do aparelho todos os anos, com isso, evita-se o mau cheiro ocasionado pela falta de limpeza.
Troque o Filtro de Ar
O filtro é responsável por impedir a entrada de resíduos e odores dentro do sistema e fazer com que eles fiquem do lado de fora para não comprometer o bom funcionamento do aparelho. Por isso, vale ressaltar a importância da higienização e também a troca dos filtros.
Não dê Partida com o Ar-Condicionado Ligado
Para o ar-condicionado funcionar é necessário que a bateria também esteja funcionando. Para que a bateria do seu carro tenha uma boa vida útil, recomendamos que, ao dar partida, o ar-condicionado esteja desligado.
Saiba o Momento Certo de Ligar o Ar-Condicionado
Você sabia que ligar o ar-condicionado com motor em rotação acima de 3.000 rpm pode prejudicar o compressor? Uma dica é, ao estar com o carro em movimento, pisar na embreagem para reduzir a rotação e, após isso, ligar o ar. Entretanto, o certo a se fazer é ligá-lo somente depois de acionar o motor, ao dar partida no veículo.
Sempre faça a Manutenção Preventiva no tempo correto. Caso contrário uma alta carga de sujeira no filtro pode acarretar em eventuais problemas respiratórios para os ocupantes do veículo.