O principal diferencial do Alinhamento 3D é o sistema utilizado para fazer a medição das três dimensões. Um programa de computador que contém informações de fábrica dos automóveis é ajustado com as medidas exatas do carro. Esses dados são comparados com os obtidos por meio da medição para, então, o carro passar por ajustes.
– O primeiro passo é a instalação de sensores nas quatro rodas do veículo;
– Os pneus são movimentados para frente, para trás e para os lados;
– Uma câmera presente no equipamento captura as informações desses sensores;
– Os dados são enviados para o programa de computador e comparados com os de fábrica;
– O computador faz o diagnóstico do que precisa ser ajustado;
– Só então o mecânico faz os reparos, munido de informações bastante precisas.
Qual a diferença para o alinhamento comum?
As outras duas maneiras de medir o Alinhamento das Rodas são semelhantes.
O primeiro deles é o manual, no qual a medição é feita por meio da projeção de um canhão de luz.
O segundo segue o mesmo procedimento, mas a laser, o que aumenta consideravelmente a precisão.
Nesses procedimentos, o equipamento emissor de luz ou de laser é preso à roda do carro. Ao ser ligado, o feixe luminoso é apontado para um painel onde são feitas as medições. Essas medições custam menos para o motorista, pois usam equipamentos mais baratos. No entanto, a garantia de precisão no trabalho é menor em comparação com o Alinhamento 3D.
O Alinhamento 3D é um serviço mais rápido e preciso. Um carro 100% alinhado é sinônimo de economia de combustível, melhor dirigibilidade, maior estabilidade durante a condução e menor desgaste na suspensão.